sexta-feira, 20 de junho de 2014

Logomarca TV Cultura 
A conhecida marca da TV Cultura  possuí 46 anos, entenda como o logotipo foi criado. 

Em 1968, a TV Cultura abriu um concurso para a elaboração da nova identidade visual da emissora. Dentre diversos participantes, estava a empresa Cauduro Martino, que consequentemente, ganhou o premio.

O conceito adotado para a elaboração do símbolo foi extraído da própria missão da empresa. Por ser uma emissora pública cujo principal objetivo é oferecer à sociedade brasileira informação de interesse público e promover o aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando à transformação qualitativa da sociedade e público infantil, foi criado um signo dinâmico formado por elementos que lembram uma figura humana de braços abertos e cabeça quadrada.



A estruturação do símbolo partiu de um quadrado dividido em três partes, tanto na horizontal quanto na vertical, formando um composto de nove pequenos quadrados.

A forma surgiu quando estes quadrados foram divididos em três grupos: o quadrado central se transforma na cabeça e os quadrados em seu entorno agrupados tomam a forma de dois L com os cantos arredondados, formamdo o corpo e os braços. Depois de desmembrados e geometrizados, deu-se a forma do conhecido boneco da Cultura.

Referências: Manual de Identidade Visual TV Cultura.

Após sua criação a logomarca foi aplicada com suas diferentes variantes (na época), e de diferentes formas e ilustrações nas vinhetas da emissora. 









Referências: YouTube Vinhetas TV Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário